quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Prefeito de BH demite funcionários do gabinete do seu vice do PT

Marcio Lacerda, do PSB, enviou secretário para comunicar a medida. É o sinal mais claro de rompimento da aliança entre PT e PSB

“Disse a ele que isso é uma traição. Eu ajudei a eleger o Lacerda", reagiu o vice-prefeito

O vice-prefeito de Belo Horizonte, Roberto Carvalho (PT), recebeu na manhã desta quinta-feira (3) a visita do secretário municipal de governo, Josué Costa Valadão, que lhe comunicou a decisão de dispensar 25 pessoas de seu gabinete por causa de "discussões políticas" em torno da sucessão do prefeito Marcio Lacerda (PSB). O prefeito disputará a reeleição no próximo ano e tem se aproximado do PSDB para compor uma chapa, o que tem provocado reações de Carvalho. "Disse a ele que isso é uma traição. Eu ajudei a eleger o Lacerda", reagiu o vice-prefeito.

Na prática, é o ato mais claro de que a aliança entre as siglas na capital mineira não deve ser reeditada em 2012.

Foto: Divulgação

Em setembro, Márcio Lacerda (à esquerda) anunciou o apoio do PC do B, de Jô Moraes, à sua candidatura. Walfrido dos Mares Guia (à direita) tem articulado apoio do PSDB

Rompimento anunciado:
Presidente do PT de Belo Horizonte, Carvalho promete levar o comunicado de Valadão ao partido, que indicou os cargos de confiança em seu gabinete. Ele vem mantendo diálogo com partidos da base da presidenta Dilma Rousseff(PT), como o PMDB. Em 2008, o deputado federal Leonardo Quintão (PMDB) disputou a prefeitura da capital mineira e levou a briga para o segundo turno, chegando a ficar na frente de Lacerda durante o segundo turno.
"Política só se constrói com respeito e diálogo. Fui um dos responsáveis pela eleição do Lacerda. Não abro mão de criticar, mas, quando critico, critico publicamente. Falei ao Valadão minha posição de repudiar esta medida e ele disse que levará o recado ao prefeito", contou o Carvalho ao iG.
De acordo com ele, a vice-prefeitura possui 32 pessoas, mas muitas são efetivas e não podem ser dispensadas. Pela proposta de Valadão, conforme informou Carvalho, a intenção é de manter apenas sete funcionários. Uma reunião na sede do PT municipal deve acontecer na próxima segunda para debater o assunto.
A assessoria de imprensa de Lacerda foi procurada, mas não se manifestou sobre o assunto. O iGquestionou sobre o motivo e o número de pessoas a serem dispensadas, mas ainda não obteve um posicionamento. O secretário municipal de Governo não foi localizado para comentar a dispensa na vice-prefeitura.
No dia 24 de outubro, Carvalho se encontrou com Quintão, em mais um sinal de que as relações entre PT e PSB estão estremecidas em Belo Horizonte.

Foto: Denise Motta/iGAmpliar

Carvalho e Quintão negociam aliança entre PT e PMDB em BH

Congresso do PSB
Petistas comentaram na rede de microblog Twitter que a decisão de Lacerda de demitir funcionários de Carvalho significa que o prefeito escolheu o PSDB para ser seu parceiro principal.
Walfrido dos Mares Guia, presidente estadual do PSB-MG, reiterou no último final de semana, em congresso do partido, que o PT não pode pressionar pelo afastamento dos tucanos na aliança: "Não aceitamos veto aos aliados".
O ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel (PT), também participou do evento. “Temos tudo para continuar a parceria do PT com o excelente trabalho desenvolvido pelo Marcio Lacerda”, disse Pimentel, antecessor e padrinho do prefeito.
O presidente do PSDB-MG, deputado federal Marcus Pestana, também esteve no congresso do PSB mineiro. “O PSB sempre teve uma boa parceria com o PSDB. É uma parceria que tem os mesmos conceitos e fins comuns. Temos que lembrar que, antes de tudo, os partidos são instrumentos e ferramentas de mudança. Temos uma identidade forte também no campo nacional, com o excelente relacionamento do nosso senador Aécio Neves com os governadores Eduardo Campos (PE) e Cid Gomes (CE), ambos do PSB. O importante mesmo é a identidade no fundamental: a defesa do social, da ética e da liberdade. Por isso defendo total e integral apoio à reeleição do Marcio Lacerda”, disse o deputado, associando o bom relacionamento entre as legendas com Aécio, padrinho de Lacerda.

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/prefeito-de-bh-demite-funcionarios-do-gabinete-do-seu-vice-do-pt/n1597352563476.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário