segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Articulação de Esquerda caminha para crescimento em Minas

Neste sábado, dia 19 de novembro de 2011 reuniram-se na sede do PT-BH vários companheiros lideranças sindicais e comunitárias para discutir sobre o ingresso à tendência interna do Partido dos Trabalhadores, a Articulação de Esquerda em sua seção estadual de Minas Gerais.
A Articulação de Esquerda possui 18 anos de vida. Está presente, em 25 estados brasileiros (as exceções são Roraima e Acre). Atua e influencia diversos movimentos sociais (sindical, estudantil, educação, mulheres, LGBT, portadores de deficiência, combate ao racismo, do campo etc.). Está presente em prefeituras, governos estaduais e no governo federal, assim como tem parlamentares nos três níveis. Na frente internacional, influencia os debates e a construção de alternativas de esquerda, especialmente a latino-americana. Participou ativamente do PED, em 2001, 2005, 2007 e 2009. Mantém um jornal mensal, realiza jornadas semestrais de formação política e busca participar do debate de idéias, tanto no PT quanto no conjunto da esquerda brasileira e internacional.
Estavam presentes na reunião de sábado: Geraldo Vitor de Abreu, diretor do Ministério do Meio Ambiente; Simeão Celso, coordenador do mandato do deputado estadual Rogério Correia; Marco Aurélio Rocha, membro da executiva do PT-BH; Gilmar Adriano Correa, líder comunitário da regional Nordeste; Robson da Costa Meira, líder comunitário da regional Noroeste e presidente do Jornal Fala Pedreira; José de Fátima Felício, diretor do SINDMETRO; Valdisnei Honório, farmacêutico, sindicalista do SindSaude e dos Sindicato dos Farmacêuticos; Eduardo Leal, militante do PT e ex-delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário em MG; Robinho, militante do PT e líder social na região da Pampulha; e Temístocles Marcelos, sindicalista do SindSaude e servidor da FUNED. Tiveram suas ausências justificadas: Paulo Henrique Morais, o Pepê dos Metroviários e Eli Pereira de Souza, sindicalista do Serpro.
Na reunião foi discutido o papel da AE como tendência de esquerda no PT e sua atuação nos últimos PEDs, além da proposta de sua ampliação em Minas Gerais com a entrada dos militantes que participaram da chapa Contraponto no último PED2009 e de outros que atuaram na campanha do deputado Rogério Correia em Minas.
Ao final do encontro ficou acertado um novo encontro para o mês de dezembro/2011 com a ampliação do convite a outras lideranças do Estado, encontro este que terá a participação da coordenação nacional da Articulação de Esquerda através do companheiro Valter Pomar.
 
Por Marco Aurélio Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário