terça-feira, 4 de outubro de 2011

Metrô de BH: O mais caro do mundo?

Os jornais de hoje trazem matérias sobre as obras de expansão do Metrô de Belo Horizonte, inclusive propaganda da PBH sobre o assunto.

O governo federal durante a última visita da presidenta Dilma a BH, anunciou a liberação de R$ 1 bilhão do Orçamento da União para as obras de ampliação.


Segundo informações de matéria do jornal Hoje em Dia, Lacerda esteve ontem em Brasília no Ministério do Planejamento para “conhecer detalhadamente os projetos desenvolvidos pela CBTU em todo o país” e o montante liberado chegaria a R$ 3,16 bilhões. No site do Ministério do Planejamento não tem nenhuma notícia sobre a visita do prefeito, mas sim uma visita de uma missão do BID para conhecer o PAC em detalhes. Será que ele pegou carona no evento do BID? Tomara que tenha se deslocado por vôo comercial...

A propaganda da PBH publicada no jornal O Tempo de hoje diz que serão “quase 2 bilhões de reais
para a ampliação da linha 1 e a construção das linhas 2 e 3”.

Caro internauta, os últimos capítulos da novela Metrô de BH estão com informações bastante desencontradas, os números não batem de jeito nenhum.

Cada vez fica mais claro para este blogueiro que este modelo de Metrô, com as características geográficas, topográficas e geológicas de nosso Estado, é inviável para Belo Horizonte.

Segundo fontes deste blog e geólogos consultados, a linha 3 por exemplo, que no site da CBTU ainda consta como tendo seu início na Barragem da Pampulha indo até a Savassi, mas que nas informações da PBH será da Lagoinha até a Savassi, num total de cerca de 4 km, por meio de túneis subterrâneos, é totalmente inviável. Através de sondagens feitas e afirmações dos especialistas o caminho que o metrô teria que percorrer da Lagoinha até a Savassi, é todo compreendido de rochas, água e minério numa profundidade de no mínimo 100 metros.

Em se confirmando os estudos dos geólogos, aí que os números da verba destinada para o metrô, é que não fecham a conta mesmo!

Não adianta querer importar o modelo de metrôs europeus para BH, o solo europeu é completamente diverso do nosso, a começar da imensa quantidade dos nossos recursos hídricos.

A média histórica mundial para a execução de linhas de metrô, é em torno de R$ 150 milhões por Km, em São Paulo a média por km é de 100 milhões de dólares. A linha 3 do Metrô de BH nas condições descritas, para escavar pura rocha, água e minério, chegaria ao preço absurdo e astronômico de R$ 1 bilhão por km, levando o trecho Lagoinha/Savassi nos seus 4 km a um total de R$ 4 bilhões! Seria o metrô mais caro do mundo!

Estamos no início do século 21, é inconcebível que com toda a tecnologia de nosso século, ainda estarmos prisioneiros de uma tecnologia do século 19. Quem sabe a proposta do “aerometrô” chinês não seria a solução para Belo Horizonte?


 
Minas Gerais e Belo Horizonte não precisam do metrô mais caro do mundo, precisamos sim, de uma mobilidade urbana com mais qualidade.

Por Marco Aurélio Rocha

4 comentários:

  1. É Marcos. É uma boa discussão. Mas é necessário publicar essas "afirmações dos especialistas” de forma que possamos ter dados concretos antes mesmo de tomarmos postura mais condundente em relação ao tema, até mesmo porque uma linha até a savassi ajudaria muito a desafogar o trânsito no centro, daria maior mobilidade para outras áreas da cidade e ajudaria muito o comércio local. Acho que temos mesmo é que ter acesso aos números, aos projetos e opinião de especialistas nessa área. Eu só dou palpite. Entendo mesmo é de Vale do Jequitinhonha. kkk

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  2. Metrô subterrâneo é caro em qualquer lugar. O que não dá mais é ficarmos com esse trânsito caótico que temos, simplesmente porque, do PSDB ao PT, um montão de gente cedeu aos interesses do Sindicato das empresas de ônibus, que custeiam muitas das campanhas inclusive de alguns companheiros e companheiras.
    E nessa linha, os paulistas estão alguns séculos na nossa frente - têm 22 cidades da região metropolitana integradas ao trem metropolitano que foi modernizado - enquanto tínhamos uma grande rede que hoje foi monopolizada pela Vale e o cartel da mineração. Já estão começando a preparar o ferroanel, enquando o PDDI está prevendo essa obra para 2050, aliviando os investimentos das mineradoras. E caminham rapidamente para daqui a poucos anos terem 200 km de linhas de metrô, excluida a malha metropolitana.

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  3. Os preços para a ampliação da linha 1 e a construção das linhas 2 e 3 realmente vão ser bem caras e inviáveis economicamente (vão dar prejuízo). Porém é uma decisão que desafogará o transito em BH, além de ser uma obra que acidade almeja ha muito tempo. No entanto é melhor esperarmos o projeto ficar pronto para discutirmos se o preço encaixa ou não, pois sem saber acaba que a discussão fica muito vaga. Estarei atento aos meus e-mails, se souber de algo, posto imediatamente aqui...

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  4. Não sei se é viavel um metrô para "subir Bahia e descer Floresta" Seria um montanha russa e não um metrô. E se for até a Praça do Papa? Usaria cremalheiras

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