Reproduzo abaixo matéria do jornal HOJE EM DIA de hoje, 13/10; É engraçado como as coisas são interpretadas, o título da matéria quer mostrar que o PT quer disputar uma suposta paternidade das verbas para o Metrô. Primeiro que o PT não quer paternidade, quer apenas informar corretamente a população que as verbas do metrô vem de uma maneira substancial do governo da presidenta Dilma, a parte do Estado, que é bem menor, sequer sairá neste momento.
A matéria também discorre sobre as eleições de 2012 e quando fala que o PT Nacional e Estadual já fizeram acordo com Lacerda, comete outro erro, pois as resoluções do PT Estadual e do Congresso Nacional do PT, que são públicas, já estabelecem que a questão é de âmbito municipal e que compete ao diretório municipal decidir.
Recursos para o metrô acirram disputa entre Prefeitura e PT
Executivo municipal e petistas brigam pela “paternidade” da viabilização do projeto histórico
Prefeitura de BH e PT fazem propaganda sobre as obras do metrô
O PT de Belo Horizonte trava uma batalha com a prefeitura pela “paternidade” das obras de melhoria e expansão do metrô da capital. Enquanto a administração municipal veicula propaganda institucional nos jornais, rádios e televisão enaltecendo o esforço da prefeitura e a conquista para a população, o partido contra-ataca com pouco mais de 20 outdoors espalhados pela cidade afirmando que “o PT faz mais”.
A disputa pela paternidade das intervenções tem como pano de fundo as eleições municipais do ano que vem. O prefeito Marcio Lacerda (PSB) vai tentar a reeleição e já acertou com a direção estadual e nacional do PT a reedição da aliança de 2008, agora com a participação formal do PSDB e PPS – partidos que fazem oposição ao Governo da presidente Dilma Rousseff.
Como a Executiva municipal petista defende a candidatura própria e já aprovou resolução contra a coligação de siglas oposicionistas, decidiu ir para o ataque e tentar capitalizar a conquista e turbinar uma possível candidatura de oposição a Lacerda.
“O Governo federal garante recursos para o metrô de BH, BRT e obras de mobilidade urbana”, diz o outdoor em letras garrafais. Na lateral da peça publicitária, uma outra frase com o símbolo da legenda dá duplo sentido ao texto: “o PT faz mais”.
A frase pode tanto significar que o partido da presidente Dilma realiza mais obras quanto que a sigla no âmbito municipal viabiliza mais investimentos na cidade. A segunda interpretação coloca em rota de colisão, mais uma vez, o vice-prefeito Roberto Carvalho e o prefeito Marcio Lacerda (PSB).
Carvalho, que também é o presidente do PT municipal, nega que as peças publicitárias tenham o objetivo de reivindicar a paternidade da obra. O petista argumenta que os outdoors foram produzidos para valorizar a participação do Planalto. “Historicamente em Minas o Governo envia as verbas e não se dá o crédito”, diz Carvalho. O vice-prefeito diz ainda que os peças “são para esclarecer a população” e que não configuram propaganda eleitoral. “O PT de BH só assina as peças”, defende-se o petista.
Em campanha nos jornais, rádios e na televisão, a prefeitura afirma que depois de muito trabalho a administração municipal conseguiu os recursos para as obras do metrô. A peça detalha as obras e destaca o valor de R$ 3 bilhões das intervenções.
A peça elenca a parceria entre prefeitura e os governos do Estado e federal para conseguir viabilizar a obra. E é justamente este o ponto da discórdia entre o PT municipal e o Executivo.
“A língua portuguesa é muito clara. O Governo federal vem depois. O Governo do Estado vai colocar só R$ 400 milhões. E nem vai ser agora”, reclama Carvalho. Ainda de acordo com o vice-prefeito, os outdoors foram feitos antes de a prefeitura divulgar sua campanha institucional.
Interlocutores próximos a Lacerda dizem que a atitude do PT municipal azedou ainda mais a relação com Carvalho. Os outdoors foram vistos como ato eleitoral, com o objetivo de confundir a população e tentar tumultuar a disputa no ano que vem.
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