Informação pela internet pulveriza telejornais
Líder mundial em tempo
conectado na rede, brasileiro vai perdendo o hábito de informar-se
pelos noticiários na TV; segundo pesquisa do Ibope, o Jornal
Nacional, da Globo, teve sua adiência pulverizada em 12% este ano,
até 31 de agosto; o mesmo aconteceu com a programação da Band e do
SBT; o pior resultado ficou com o "RedeTV! News", que viu
em 2013 quase metade de seu público desaparecer: - 41%; poder da
internet de transmitir informações em tempo real e com
imparcialidade está mudando rapidamente a correlação de forças na
mídia
18 DE SETEMBRO DE 2013
ÀS 10:57
247 – O Brasil figura
em terceiro lugar no ranking de número de usuários ativos na
internet – o acesso chegou a 83,4 milhões de pessoas no segundo
trimestre deste ano, 7% a mais do que no mesmo período de 2011. Mas
quando o quesito é o tempo que gastam navegando na rede os
internautas brasileiros são os campeões.
De acordo com o Net
Insight, estudo do IBOPE Media, por mês, o internauta brasileiro
chega a ficar mais de 43 horas e 57 minutos, em média, conectado. Na
sequência, vêm os franceses (39 horas e 23 minutos) e os alemães
(37 horas e 23 minutos).
A internet ocupada hoje
a principal fonte de informação para milhões de brasileiros, o que
tem aniquilado a audiência da TV.
Segundo recente
pesquisa do Ibope, divulgada pela coluna Ooops!, de Ricardo Feltrin,
praticamente todos os telejornais brasileiros tiveram uma grande
queda na audiência neste ano, em comparação a 2012.
O líder Jornal
Nacional, da Globo, chegou a perder 12% de ibope este ano, até 31 de
agosto. O mesmo aconteceu com os outros telejornais da emissora.
Os desempenhos da Band
e SBT seguiram a tendência, conforme o quadro abaixo. Mas o pior
resultado ficou com o "RedeTV! News", que viu este ano
quase metade de seu público desaparecer - 41%.
O Jornal da Record foi
o único que cresceu, mas registrou alta de apenas 2%.
O reflexo dessa
evolução do mundo digital é a crise que acomete os grandes grupos
de mídia.
A RedeTV! administra
sua pior crise, com uma série de demissões em consequências da má
gestão realizada pelos sócios Amilcare Dallevo e Marcelo Carvalho
nos últimos anos. O jornalista Kennedy Alencar pediu demissão da
emissora, onde apresentava, desde 2008, o programa "É
Notícia''.
A saúde financeira da
Record, do bispo Edir Macedo, chefe da Igreja Universal do Reino de
Deus, já era questionada pelo mercado no ano passado. O Grupo fechou
o ano com uma quebra de R$ 200 milhões nos resultados.
Quanto a Globo, a perda
maior é na credibilidade. A emissora de Roberto Marinho foi um dos
alvos das manifestações de junho, que chegaram a jogar até fezes
nas sedes da TV. Entre as causas dos protestos, uma conta de R$ 713
milhões por sonegação ao Fisco federal, por mudanças suspeitas na
formação societária das empresas do grupo.
Saiba mais no quadro:
Fonte: BRASIL247
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