Pergunta que não quer calar: Qual o resultado das sondagens feitas pela Metrominas em 2012 na Praça Sete e na Savassi, para as obras do metrô, que passaria em baixo da Afonso Pena e iria até a Savassi?
A Prefeitura de Belo Horizonte já tem o resultado? A Metrominas já pode divulgar o resultado? Ou tudo não foi encenação, um grande teatro para a campanha de reeleição de Lacerda à prefeitura de BH ?
Os vereadores de BH já fiscalizaram o que foi gasto pela prefeitura neste grande teatro ? E a bancada do PT já pediu explicações ?
Acho que a população merece esclarecimentos!
Abaixo matérias da época para relembrar...
Por Marco Aurélio Rocha
Iniciada sondagem de solo para a expansão do metrô de BHA previsão para o início das obras é no segundo semestre de 2013. A conclusão total dos trabalhos está prevista para 2017
Publicação: 03/09/2012 18:04 Atualização: 03/09/2012 18:56
Foi feito um furo de aproximadamente 10 centímetro de diâmetro e 50 metros de profundidade no quarteirão das ruas Carijós e Espirito Santo, na Praça Sete, no Centro da capital mineira |
BH deu o primeiro passo nesta segunda-feira para a ampliação do metrô. Técnicos começaram a perfurar o solo no quarteirão das ruas Carijós e Espirito Santo, na Praça Sete, no Centro da capital mineira, onde vai passar a linha 3, que vai ligar a Lagoinha à Savassi. A próxima etapa, que começa também em setembro, segundo o coordenador do projeto de expansão do metrô pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), Márcio Duarte, é o lançamento do edital para escolha da empresa que ficará responsável pelo projeto de engenharia. A previsão para o início das obras é no segundo semestre de 2013. Ao todo serão gastos R$ 2,95 bilhões, sendo R$ 1,75 bi do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e R$ 1,2 bi garantidos pelo Governo de Minas, PBH, Prefeitura de Contagem, e de uma empresa privada através da Parceria Público Privada (PPP).
Os trabalhos realizados hoje no Centro da capital mineira fazem parte do primeiro de três blocos de trabalhos. Nesta etapa, a sondagem é para a construção da linha 3 do metrô. O mesmo será feito com as linhas 1, que é a extensão do trecho já existente em BH que vai acrescentar um trecho entre o Eldorado e o Novo Eldorado, e a linha 2, que vai ligar o Barreiro ao Calafate . “Os trabalhos desta linha são mais complexos, pois será totalmente subterrânea e por isso tem que fazer o estudo do solo”, explica Márcio Duarte. Foi feito um furo de aproximadamente 10 centímetro de diâmetro e 50 metros de profundidade para ver a qualidade da terra e os obstáculos existentes no local. “São estudadas as redes existentes no local, como por exemplo, de gás e energia. Caso seja identificado no mapeamento alguma interferência, o túnel pode ser deslocado”, diz o coordenador do projeto de expansão do metrô.Em conjunto com as obras de sondagem do solo, será feito o trabalho de topografia. De acordo com a PBH, o edital está em processo de assinatura e também vai se iniciar neste mês. Nele, serão feitos os estudos da superfície.
Também em setembro, deve iniciar o segundo bloco de trabalho para a ampliação do metrô. “Em paralelo aos serviços de sondagem e topografia, vamos lançar o edital de contratação para o trabalho de engenharia. A empresa responsável pelo projeto será escolhida até o final do ano”, diz Márcio Duarte. Segundo o coordenador, a vencedora terá o prazo de 10 meses para concluir o serviço.
A última etapa será as obras que, de acordo com Márcio Duarte, começarão no segundo semestre de 2013. O prazo para a conclusão dos trabalhos será de quatro anos. “As linhas 1 e 2, que são mais complexas, devem ficar prontas antes do prazo”, explica.
Fonte: ESTADO DE MINAS
Metrominas inicia sondagem do Metrô
A Empresa Pública Trem Metropolitano de Belo Horizonte S.A. - Metrominas, controlada pelo Governo do Estado de Minas Gerais, que tem como objetivo conduzir a expansão e operação futura do Sistema de Metrô de Belo Horizonte, por meio de convênio de transferência a ser celebrado com a União, inicia nesta segunda-feira (03/09) os trabalhos de sondagem para a Linha 3 - Trecho "Savassi-Lagoinha".
A empresa Progeo Engenharia Ltda, vencedora da licitação do serviço, está mobilizando homens e equipamentos. O primeiro dos cerca de 150 furos de sondagem para este trecho será feito na Praça Sete, onde uma área foi isolada no quarteirão da Rua dos Carijós, entre a Avenida Afonso Pena e a Rua Espírito Santo, ao lado do Cine Brasil.
Esse trabalho, que tem como objetivo subsidiar os Projetos de Engenharia com informações sobre o subsolo, consiste em perfurações que podem ser manuais e/ou mecanizadas, a fim de se obter amostras de solos, rochas e outras informações geofísicas relevantes para o Projeto de Engenharia, como a resistência das camadas de solo e o nível d´água subterrâneo.
A profundidade dos furos pode variar conforme o perfil proposto do túnel a ser escavado, variando de 30 a 50 metros de profundidade. Para que cada furo seja realizado, a equipe de sondagem ocupa uma pequena área.
A linha 3, que fará a ligação da região da Savassi a região da Lagoinha, terá 4,5 quilômetros de extensão, com seus pontos extremos nas avenidas Antônio Carlos (em frente ao SENAI) e na Nossa Senhora do Carmo, cerca de um quarteirão acima da Contorno, passando pela Avenida Afonso Pena, Rua Pernambuco e o final da Av. Cristóvão Colombo.
Entendimentos realizados com a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) em relação aos trabalhos de perfuração realizados no eixo da linha 3, deverão ser efetuados em horário com o mínimo de interferência no tráfego e fora dos horários de pico, com a possibilidade de algumas perfurações serem realizadas à noite.
Além da Linha 3, a Progeo deverá mobilizar em breve outras equipes de sondagem que serão distribuídas entre as Linhas 1 (trecho de 1,7 km após a Estação Eldorado) e Linha 2 (trecho de 10,5 km, "Barreiro - Calafate").
Nos próximos dias, a Metrominas deverá disponibilizar por meio do seu próprio site cujo endereço será www.Metrominas.mg.gov.br, as informações sobre os Projetos e Obras de Expansão do Metrô de Belo Horizonte a serem realizados por meio de parceria entre a União, o Governo de Minas, as prefeituras de Belo Horizonte e Contagem, além da iniciativa privada.
Fonte: METROMINAS
Expansão do metrô de Belo Horizonte é iniciada com sondagem de solo
Flávio Tavares
A primeira perfuração acontece até quinta-feira, na Praça 7
A expansão do metrô de Belo Horizonte finalmente deixou o campo das reuniões e papeladas para ter ações visíveis. Começou, nesta segunda-feira (3), a sondagem do solo para a Linha 3 – Trecho Savassi-Lagoinha.
Serão feitas 150 perfurações, entre as avenidas Antônio Carlos e Nossa Senhora do Carmo, para coletar amostras do terreno por onde passará a composição. A primeira perfuração acontece até quinta-feira (6), na Praça 7, ao lado do Cine Brasil. Em seguida, um novo ponto receberá a equipe da empresa Progeo Engenharia Ltda, vencedora da licitação para executar o serviço, orçado em R$ 6,5 milhões.
As perfurações têm entre 30 e 50 metros de profundidade. A partir delas será possível verificar, por exemplo, a resistência do solo e o nível d’água no subterrâneo. Os trabalhos de sondagem também serão realizados nas linhas 1 (para um novo trecho, após a Estação Eldorado) e 2 (Barreiro - Calafate).
Segundo o coordenador do Projeto de Expansão do Metrô na Prefeitura de BH, Marcio Duarte, nos próximos dias terá início o estudo topográfico do terreno. O serviço está avaliado em R$ 1,2 milhão. Os dois levantamentos devem terminar no fim de 2012. O material irá o subsidiar o projeto de engenharia do metrô.
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