quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
Autoritarismo nunca mais!
Por Sálvio Penna
Hoje é, sem nenhuma dúvida, um dia de homenagem à democracia. Há 43 anos, o Brasil vivia uma sanguinária ditadura militar e nesse dia 13 de dezembro, em 1968, vivemos um golpe dentro do golpe. A ditadura aplicava, então, ao povo brasileiro o Ato Institucional nº 5, que fechou o Congresso, caçou, prendeu, torturou, desapareceu e matou valorosos militantes e revolucionários.
A reflexão que essa lembrança nos leva é de que a democracia é um valor universal que tem que ser constantemente aperfeiçoado. Embora vivemos hoje um momento de enormes avanços democráticos, a partir da primeira eleição de Lula, ainda há muito o que fazer no campo político e institucional, da justiça social e da ética.
A construção da democracia pode ser comparada ao trabalho de um artesão ou artesã que pacientemente tece uma colcha. Cada ponto, cada trançado, acontece rigorosamente depois do outro. É preciso paciência, determinação, disciplina e consciência de onde se vai chegar. Um erro, uma precipitação, pode nos levar a comprometer todo o trabalho. Hoje, com o empenho de todos os que querem construir uma sociedade nova e com justiça, não admitiremos uma volta ao passado. Autoritarismo nunca mais! Ditadura nunca mais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário